segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Militar da China Antiga


A história militar da China antiga pode ser rastreada até a 1500 BC cedo. A evolução deste poder militar começou a partir desta época, e continua sem parar, até o presente. Mesmo em tempos antigos, o exército da China foi muito bem desenvolvido e implementado o uso de muitas invenções e descobertas, como a descoberta da pólvora e armas de fogo ou a invenção da bússola. As armas da China antiga eram também as mais sofisticadas armas a serem desenvolvidas durante esse tempo. A história da China é normalmente dividido pelos historiadores de acordo com épocas, que são da antiga China (1500 aC a 221 aC), Imperial China (221 aC a 1912 dC) e Modern China (1912 até hoje). De acordo com essa divisão da história da China antiga pertence ao período entre 1500 aC a 221 aC.

A Era de 3 Soberanos e os 5 Imperadores

O exército real do império chinês foi levantada pela primeira vez durante a era dos 3 Soberanos e dos 5 Imperadores. Na história da China, os governantes desta época foram muitas vezes considerados ser mitológico. Assim, os registros das batalhas ou guerras que ocorreram entre as tribos e assentamentos durante esse período não são concretos.

A primeira batalha já registrada na China antiga, foi a Batalha de Banquan, que teve lugar no século 26 aC. A localização real da batalha é discutível, embora seja dito ter ocorrido em algum lugar perto Banquan na China. A batalha teve lugar entre as forças do imperador Huang Di (também conhecido como o Imperador Amarelo) e da tribo Shennong. O significado desta batalha é que muitas tribos nas áreas vizinhas uniram para formar a tribo Huaxia.

A segunda batalha que teve lugar nesta época foi a Batalha de Zhuolu, onde o imperador Huang Di derrotou Chi You. Chi Você foi muitas vezes considerado como uma divindade que lutou Imperador Huang Di. Essas batalhas foram gravadas em registros Sima Qian (Sima Qian foi um historiador que escreveu um conjunto de registros que foram conhecidos como os "Registros do Grande Historiador"). No entanto, fatos como a força dos exércitos, baixas ou as armas usadas, eram desconhecidos.

A Era de Xia e Dinastia Shang

O Xia ea dinastia Shang eram as dinastias da China antiga iniciais. Durante o governo dos governantes Shang, os militares da China antiga era basicamente composta por exércitos de bigas. O sítio arqueológico de Anyang, que pertence à dinastia Bronze Shang idade, indica o uso dominante dos carros e armas de bronze. A dinastia Shang foi abolido pela dinastia Zhou, que levou ao início de uma nova era de guerra entre os militares da China antiga. Durante este tempo, quando a dinastia Shang estava em declínio, o sistema feudal foi lentamente entrando em voga.

A Era da Dinastia Zhou

Durante a época da Dinastia Zhou, o militar da antiga China foi organizado em três divisões. A infantaria era predominantemente armados com punhais, machados e lanças. Os carros geralmente levava os guerreiros importantes e mais hábil, os senhores feudais, oficiais, ou mesmo o próprio imperador. O uso de carros diminuíram gradualmente após as bestas foram introduzidos no século 4 aC. As guerras aumentaram drasticamente durante o período que é conhecido como o "Período da Primavera e do Outono» e, finalmente, deu origem à era dos Estados Guerreiros.

A Era dos Estados Combatentes

A época ou o período dos Estados Combatentes é muitas vezes considerada a última era da antiga China, e também o início do período conhecido como o Período Imperial ou o Período da China Imperial. A guerra mudou drasticamente durante a época dos Estados Combatentes. A importância de bestas e de combate à distância usando arco e flecha foi realizado e também implementados. O conceito de guerra de cerco grandemente aumentada durante este tempo. Montado cavalaria começou a evoluir, e foi colocado em uso durante este período. O famoso livro de registros militares Zuo Zhuan descreve as batalhas que tiveram lugar entre os senhores feudais. O exército do reino também desenvolveu as agências de inteligência e espiões implantados.

O poder militar da China expandiu como o império começou a crescer. As artes marciais, armas e construções militares, como a Grande Muralha da China, que foram desenvolvidos durante a imperial e os períodos pós-imperiais ocupam uma posição de grande prestígio na história militar da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário